top of page

Hospitais filantrópicos do Ceará comemoram aprovação do PL que determina revisão anual de valores pagos pelo SUS

Um Projeto de Lei aprovado nesta semana na Câmara dos Deputados pode socorrer, financeiramente, as Santas Casas e hospitais filantrópicos do país. Isso porque os parlamentares aprovaram, na última terça-feira, 15, o Projeto de Lei 1435/22, do deputado Antônio Brito (PSD-BA), que determina a revisão anual dos valores para a remuneração de serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta será enviada ao Senado.                                                                                                                                                                

Na prática, segundo o texto do projeto, a revisão deverá ocorrer em dezembro de cada ano, mas para valer somente a partir do ano seguinte. Para o presidente da Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas do Ceará, Rafael Vieira, aprovação do PL é um avanço para o setor. “O Projeto de Lei prevê uma cláusula de obrigatoriedade nos contratos de repasse público, sejam eles contratualizações, contratos com gestores ou verbas do Ministério de reajuste anual. Ou seja, enquanto o tão sonhado reajuste dos procedimentos na tabela do SUS não sai do papel, teremos essa cláusula anual”, ressalta Rafael Vieira.

O índice de reajuste previsto no PL é o IPCA e deve ficar em torno de 4% a 5% ao ano, segundo o presidente da FEMICE. “Não é um índice que vá resolver todos os problemas financeiros das Santas Casas e hospitais filantrópicos, mas se nós analisarmos que ao longo de mais de 20 anos nós não recebemos reajustes adequados, 5% ao ano já é uma boa correção em relação à deflação da tabela e os custos dos hospitais”, avalia Rafael Vieira.

doctor-checking-female-patient-blood-pressure-500x333.jpg
bottom of page